Tag Runter

Inicio

TagRunter é um Chrome App (extensão do Google Chrome) projetado para auxiliar você, fotógrafo do esporte, a marcar placas de identificação em suas fotos de competição. O TagRunter possui atalhos de teclado e módulos de marcação pensados para agilizar sua terafa e lhe poupar tempo! Você poderá contar com nosso exclusivo módulo de identificação automática de números, que lhe permite marcar uma placa pressionando apenas uma tecla. Desta forma, o processo de marcação fica mais rápido, prático, e menos cansativo.

Além disso, todas as suas marcações são salvas na nuvem em tempo real. Ou seja, mesmo que ocorra algum problema durante o processo, como falta de energia ou travamento do computador, seu trabalho não será perdido.

Download

Por enquanto o TagRunter está em versão beta e por isso não está vinculado ao Google Play. Para baixa-lo, utilize o link abaixo:

Instalação

Atualizando o Google Chrome

Primeiramente, recomendamos que você mantenha seu Google Chrome atualizado, pois o TagRunter roda apenas nele e utilizada recursos avançados disponíveis nas versões mais recentes. Utilize os passos a seguir para atualizar seu Google Chrome:

  1. No canto superior direito, clique em Mais ("..." na vertical)
  2. Clique em Atualizar Google Chrome. Caso você não veja esse botão, isso significa que está com a versão mais recente, nesse caso desconsidere o passo 3
  3. Clique em Reiniciar

Instalando o TagRunter

Com o Google Chrome atualizado, faça o seguinte:

  1. Clique novamente nos "..." verticais que estão no canto superior direito
  2. Vá em "Mais ferramentas" e clique em "Extensões"
  3. Agora, no seu navegador de arquivos, abra a pasta onde foi efetuado o download do TagRunter, e arraste o arquivo "TagRunter-vXXX.crx" para a área de extensões do Google Chrome
  4. O Google Chrome irá perguntar se você deseja adicionar um App não vinculado ao Google Play, confirme que sim
  5. Pronto! O TagRunter está instalado.

Para abri-lo basta acessar chrome:/apps na barra de endereços, e clicar sobre o ícone. Caso você queira criar um atalho na área de trabalho, clique sobre o ícone com o botão direito, e selecione a opção "Criar atalhos...".

Atualizando

O TagRunter está em constante desenvolvimento, e por isso é recomendável que você o mantenha sempre atualizado! Os benefícios de manter seu app up-to-date são muitos:

Atualizar seu app é muito fácil! Apenas siga os passos de instalação acima! A única diferença é que no passo 4, quando você arrastar o arquivo .crx para a área de extensões, o Google Chrome não vai lhe perguntar nada. Pois se trata apenas de uma atualização e não uma nova instalação.

Não sabe se você possui a última versão? Não se preocupe, por que provavelmente você possui! Sempre que uma nova versão é lançada, o TagRunter avisa através de uma mensagem na tela de login.

Para verificar manualmente se a versão instalada é ou não a última versão, basta olhar no canto inferior direito da tela, e comparar a numeração que aparece ali com a numeração da versão atual disponível aqui no site.

Uso

Para utilizar o TagRunter, primeiramente é necessário estar cadastrado no nosso sistema. Se você ainda não possui cadastro, e deseja utilizar nosso app, navegue até a seção de contato, e nos envie um email manifestando seu interesse. Lembrando que o TagRunter está disponível apenas para fotógrafos vinculados à FocoRadical.

Esta seção está organizada da seguinte forma:

Login

No TagRunter, o login de acesso é dado pelo seu email e uma senha fornecida por nós. Para logar-se basta inseri-los nos campos correspondentes e clicar em "Ok", como mostra a imagem abaixo.

Login/Senha

Se o login falhar, repita novamente o processo acima, pois erros de digitação acontecem frequentemente. Caso o erro persista, entre em 506-751-1510 conosco.

Cadastrando/Selecionando eventos

Durante seu primeiro acesso, uma tela como a mostrada abaixo surgirá, indicando que não há eventos cadastrados e que você deve cadastrar um.

Primeira corrida

Para cadastrar um novo evento, faça o seguinte:

  1. Clique no campo de digitação que aparece na tela
  2. Digite o nome do evento que deseja cadastrar
  3. Clique em "Criar" Entre com o nome do evento e clique em Criar
  4. Pronto!

Caso você deseje retomar as marcações de um determinado evento, apenas selecione-o na lista mostrada e clique em "Próximo". Para mais informações, leia a seção "3309702385".

Primeira corrida

Selecionando pasta com fotos

O próximo passo é a seleção de pasta. Assim que você efetuar os passos anteriores, aparecerá uma janela de seleção de arquivos e pastas. Nesta parte, você terá que selecionar a pasta onde estão as fotos do evento. Recomendamos que todas as fotos estejam na resolução 1200x800 ou semelhante.

Uma vez selecionada a pasta, a tela abaixo deverá aparecer, informando o nome da pasta e o número de imagens encontradas nela. Caso você queira adicionar imagens contidas em subpastas, marque a opção "Incluir subpastas". Para selecionar outra pasta, clique na seta para cima, ao lado do nome da pasta. Se você está re-abrindo um evento e deseja ocultar fotos visualizadas em sessões anteriores, selecione a opção "Ocultar visualizadas".

Login/Senha

Tela principal

Tela principal

A tela principal do TagRunter conta com uma interface intuitiva e funções bem pontuais, que uma vez dominadas pelo usuário, poderão melhorar em mais de 50% a eficiência de digitação em relação aos métodos convencionais.

Basicamente, na tela existem duas divisões: a primeira no lado esquerdo, onde é mostrado a foto corrente e as placas detectadas, e a segunda onde há o painel de operações, no lado direito.

No painel de operações existem 2 módulos de entrada: RECONHECIMENTO e MANUAL. Estes módulos serão detalhados mais abaixo. Além disso, o painel mostra outras informações e opções, como:

Módulos de trabalho

Painel de Entrada

Tipos de placas

Basicamente existem 2 tipos de coloração nas placas de corrida:

O TagRunter pode ser configurado para reconhecer um desses dois tipos de placas, ou ambos, através do menu mostrado na figura abaixo. Quando ambos os tipos são selecionados, o tempo de processamento por foto é maior. Assim recomendamos que só se use esta opção em eventos onde realmente existam os 2 tipos de placas, caso contrário, selecione apenas uma das duas opções.

Seleção do tipo de placa (normal, invertido ou ambos)

Resolução ideal

Para aproveitar ao máximo a acurácia do módulo de reconhecimento, deve-se carregar imagens de resolução 1200x800 pixels. Imagens de resolução menor irão diminuir a taxa de reconhecimento, e imagens com resolução maior irão provocar lentidão e sem ganho algum.

Zoom

A funcionalidade de zoom é bem simples e pode ser ativada/desativada através do botão "Ativar zoom" no lado direito da tela. Quando ativada, a área ao redor do mouse é ampliada em uma pequena janela (ver imagem abaixo) na parte inferior do aplicativo. Para mudar a posição da janela de zoom, utilize as setas "<<" e ">>", isto irá move-la para esquerda e direita, respectivamente. O botões "+" e "-" na janela servem para aumentar o diminuir a escala do zoom.

Opções de zoom

Atalhos

Teclas* Função
"-" , "a" Ativa modo de RECONHECIMENTO.
"+" , "s" Ativa modo MANUAL.
"*" , "g" Copia todas as marcações da última foto que contenha marcações (incluindo NIs).
"," , "f" Copia todas as marcações da última foto que contenha marcações (incluindo NIs), e avança para a foto seguinte.
ESPAÇO Adiciona marcação NI e avança para a foto seguinte.
"z" Ativa/Desativa zoom.
"←" e "→" Navegação entre fotos.
"↑" Volta uma foto, e apaga todas as marcações (idêntico a sequência de teclas "←" + "delete".
Enter Avança para a foto seguinte, ou confirma entrada manual (somente quando modo MANUAL está ativo).
Delete Apaga todas as marcações da foto atual.
0 a 9 Atalhos de inserção para os modos de RECONHECIMENTO e HISTÓRICO.
*teclas "+", "-", ",", "*" e "/" são referentes ao teclado numérico.
*setas "←", "→" e "↑" são referentes as setas do teclado.

Exportação para CSV / Sincronização de Dados

Exportar para CSV

Após o cadastro de todas as suas fotos, você pode baixar uma planilha do evento no formato CSV. Basta clicar em "Exportar" na seção "Planilha" (imagem acima).

Note que abaixo do botão há uma caixa de mensagens. Ela mostra quantas marcações restam para serem enviadas à nuvem, portanto, apenas exporte sua planilha quando a caixa de mensagens mostrar "Sincronização completa!".

Sincronização completa Sincronização incompleta

Em casos extremos, como lentidão ou queda de conexão, é possível continuar trabalhando e, ainda assim, exportar a planilha. Basta clicar em "Exportar" - mesmo com a caixa de mensagens exibindo "Sincronizando dados" - e, a seguir, em "aqui" na mensagem que aparece, como mostrado na figura abaixo. Esta exportação acontecerá offline, e as marcações que ainda não foram enviadas poderão ser perdidas, assim como marcações que não foram baixadas. Use esta opção apenas em casos extremos.

Exportando offline (sujeito a perda de dados)

Atenção: ao clicar em "Exportar", o download será feito através do Google Chrome! Sendo assim, se ele estiver aberto em outra janela, você notará um arquivo "nome_da_sua_corrida.csv" sendo baixado. Caso ele não esteja aberto em nenhum outro lugar, o download ocorrerá da mesma forma. Neste caso, apenas abra seu diretório padrão de downloads e procure pelo arquivo.

Continuando uma sessão anterior

Ao iniciar o cadastro de fotos em uma corrida, você não precisa fazer tudo na mesma sessão, pois o TagRunter salva seu trabalho em tempo real. Desta forma, se por algum motivo for necessário interromper a sessão, basta fechar o aplicativo que nada será perdido.

Para você retomar o trabalho no mesmo evento e conjunto de fotos, faça o seguinte:

  1. Logue-se no TagRunter selecionando o evento que deseja retomar
  2. Selecione novamente a pasta contendo as fotos deste evento
  3. Opcionalmente marque "Ocultar visualizadas" se desejar ocultar as fotos em que você ja navegou anteriormente
    Importante: Esta opção oculta todas as fotos que foram navegadas pelo usuário! Portanto, se você tem o costume de olhar todas as fotos antes de marca-las, não utilize esta opção.
  4. Se no passo anterior você preferiu não utilizar a opção "Ocultar visualizadas", é possivel navegar fácilmente entre as fotos através do passador de fotos (ver imagem abaixo). Basta clicar no campo de digitação e entrar com o número da última foto marcada e clicar em "Ok".
    Barra de navegação

Contato

Para entrar em contato conosco, solicitar cadastro ou reportar algum problema, envie email para contato@tagrunter.com .